Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Projeto Pão de Açúcar Verde e a Restauração da Mata Atlântica

Projeto Pão de Açúcar Verde e a Restauração da Mata Atlântica
Caio Salles
ago. 12 - 2 min de leitura
000

Em 17 de julho foi comemorado o Dia de Proteção às Florestas e para celebrar a data, fui ao Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca com meus filhos para participar do Projeto Pão de Açúcar Verde e plantar algumas espécies da Mata Atlântica num trabalho de restauração e enriquecimento florestal realizado pelo projeto há quase vinte anos.

Na cultura popular brasileira, a proteção das florestas é personificada na figura mística do Curupira, um espírito mágico que habita as florestas e ajuda a protegê-la da invasão e ataque de pessoas má intencionadas. Por este motivo, o dia 17 de julho também é considerado o Dia do Curupira, o “protetor das florestas”.

Projeto Pão de Açúcar Verde foi criado em 2002 como uma iniciativa voluntária e individual do ambientalista Domingos Sávio Teixeira, com o objetivo de executar a recuperação ambiental em áreas degradadas no entorno do Pão de Açúcar.

Foto: Pão de Açucar - AdobeStock

Em 2010 foi assinado o 1º Termo de Adoção das duas áreas adotadas na face leste com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, oficializando a adoção. Na renovação da Adoção, em 2015, foi incluída uma terceira área, na face sul, totalizando 2,5 hectares de área adotada. 

Estas áreas eram dominadas pelo Capim Colonião (Megathyrsus maximus), espécie exótica invasora e propagadora de incêndios, que causavam grandes danos à flora e à fauna local. Com a retirada desse capim e o plantio das espécies da Mata Atlântica, o ciclo de incêndios foi interrompido e a área foi se transformando aos poucos com a nova cobertura vegetal, trazendo de volta também a fauna.

Mutirões mensais

Além do trabalho individual, são feitos também uma vez por mês, desde 2004, mutirões de plantio com voluntários, proporcionando a esses participantes a sensação de pertencimento e de serem agentes ativos no processo de recuperação ambiental nessa área da cidade. E foi num desses mutirões que participamos, com as crianças podendo plantar suas primeiras árvores no Monumento Natural dos Morros do Pão de Açúcar e da Urca.

Assista aqui e veja os detalhes dessa experiência transformadora!


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você