Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Importância da Conservação dos Biomas Brasileiros

Importância da Conservação dos Biomas Brasileiros
Academia da Conservacao
dez. 17 - 4 min de leitura
000

O Brasil abriga a maior biodiversidade do mundo, devido ao fato do país ser composto por um enorme conjunto de biomas e ecossistemas. Esses biomas, terrestres ou marinhos, têm uma característica bastante comum entre eles: as constantes ameaças que provocam a sua degradação.
Dentre os problemas enfrentados pelos biomas terrestres brasileiros podemos destacar, como os mais comuns e que encontramos em mais de um bioma: desmatamento, agronegócio, mineração, desetificação, caça Ilegal, pesca predatória, megaprojetos de infraestrutura, queimadas, poucas áreas de conservação e as mudanças climáticas. Podemos notar que a maioria destes problemas possui uma consequência em comum a diversas formas de vida, a perda de habitat.

Os biomas brasileiros são considerados, atualmente, ambientalmente ameaçados, visto que são comumente submetidos a diversos tipos de ameaças. Por este motivo, diversas instituições governamentais e a sociedade civil tem tentado, por meio de ações de conservação da biodiversidade, preservar as matas e biomas brasileiros.

Podemos destacar 3 programas, do Governo Federal e outras instituições, que são voltados para a resolução desta problemática:
> Floresta + Empreendedor

Projeto criado com o objetivo de acelerar empresas de serviços ambientais, por meio da capacitação de líderes empreendedores, e principalmente, para conectar pequenos empreendedores e pagadores de serviços ambientais e que contribui para a criação de um mercado de serviços ambientais no Brasil, em que um pagador remunera um prestador de serviços ambientais, como por exemplo serviços de vigilância ambiental e de prevenção de queimadas. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, esse é o maior programa do mundo destinado à valorização de quem, de fato, preserva e cuida da floresta nativa brasileira.

>  Adote um Parque

O programa tem por objetivo atrair recursos financeiros necessários para custear a manutenção das unidades de conservação federais de todo o país, contando também com apoio da iniciativa privada. Empresas nacionais ou estrangeiras, e também indivíduos, por meio desta iniciativa, vão contribuir concretamente com a proteção ambiental do Brasil. Ao adotar uma Unidade de Conservação (UC), os interessados serão reconhecidos como parceiros do meio ambiente e celebrarão Termo de Doação com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O Brasil conta com, atualmente, 334 unidades de conservação, segundo o Ministério do Meio Ambiente. Os recursos captados podem ser aplicados, por exemplo, prevenção de queimadas, combate a queimadas e também para a restauração e manutenção de áreas degradadas.

> Projeto de Proteção dos Recifes de Coral

Iniciativa feita em colaboração entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Centro de Pesquisa Científica do AquaRio. A parceria tem gerado, desde 2016, resultados inovadores e científicos a respeito da utilização de biotecnologia como solução para salvar os recifes de coral dos impactos causados, principalmente, pelas mudanças climáticas e poluição. o Projeto também conta com o objetivo de aumentar a resistência e resiliência desses organismos diante de agente estressores e poluentes, como o aumento da temperatura dos oceanos, poluição das águas e a infecção por agentes patógenos de corais. O trabalho tem como base a associação simbiótica dos corais com os micro-organismos, incluindo as algas, bactérias, fungos, vírus e arqueias. Os resultados das pesquisas demonstraram que os micro-organismos isolados e selecionados por apresentarem características potencialmente benéficas foram capazes de aumentar a resistência dos corais quando submetidos ao aumento de temperatura da água, além de diminuir o impacto causado pelo branqueamento pelo patógeno. Os resultados das pesquisas contribuíram para a criação de uma nova linha de pesquisas internacional, no desenvolvimento de BMCs (do inglês, Beneficial Microorganisms for Corals) para diferentes espécies de corais do mundo todo, o que tem tido ampla cobertura da mídia nacional e internacional, com grande destaque para essa estratégia inovadora e sustentável para a conservação dos recifes de coral.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você