Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Esperança Azul

Esperança Azul
Thiago Abel de Paula
set. 23 - 3 min de leitura
000

Brasil: Terra dos lindos e ameaçados Psittacidae

O Brasil sempre teve sua expressividade na biodiversidade em relação aos Psittacidae, família de aves que nos chama muita atenção por sua beleza única e exuberante, e pela sua incrível capacidade cognitiva que encanta quem os admira, são consideradas as aves mais inteligentes.

A história mostra que em 1501 o Brasil foi chamado de Terra dos Papagaios pelos portugueses que aqui chegaram.

Nosso país é o maior no mundo em variedade de espécies de Psittacidae, abrigando quase 90% de todas as araras, papagaios, maritacas, jandaias, tiribas, marianinhas, tuins, entre outras, somando 87 das 100 espécies  que existem dessa linda família.

O grupo chama a tenção também pelo comportamento monogâmico, muitas vezes casais se formam para uma vida toda, e pelo sua longevidade, espécies maiores podem vivem mais de 50 anos.

Por se alimentarem principalmente de frutas e sementes, se tornam grandes dispersores de sementes e possuem um papel fundamental nos ecossistemas. 

Os Psitaciformes são muito ameaçados pelo tráfico e perca de habitat, o que prejudica o aumento das populações naturais e pode levar a extinção de espécies, como é o caso da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii).

Foto do G1 Globo da Bahia: Filhotes de ararinha-azul nascem em Curaçá após 30 anos desde último registro de nascimento.

A ararinha-azul está extinta da natureza, mas graças a esforços com ações de conservação do ACTP -  Association for the Conservation of Threatened Parrots e do ICMBio, podemos ter a esperança de voltar a ver essa espécie no norte da Bahia, no bioma de Caatinga, depois de 20 anos desde seu último registro em vida livre.

Assista o vídeo publicado pelo ICMBio: Ararinha-azul - a esperança é azul!

A previsão é que no 1° semestre de 2022 ela volte para seu habitat em uma área preservada que foi transformada em uma Unidade de Conservação que irá abrigar nossas lindas ararinhas-azuis. 

Isso mostra, novamente, que quando queremos conservar aquilo que verdadeiramente importa, conseguimos!

Os Psittacidae são imprescindíveis na biodiversidade do Brasil e do mundo.

Devemos e vamos unir mãos que vão levar a conservação da biodiversidade brasileira para um futuro muito mais ecologicamente saudável, implementando novas ações de conservação ao redor de nosso país e trabalhando com: ética, responsabilidade, pesquisas e sobretudo amor. Assim conseguiremos preservar muitas espécies de Psittacidae endêmicos do Brasil! Só depende de cada um de nós. 

 


Referências 

Nome do Brasil (Terra dos Papagaios).

Jornal da USP: Nascimento de ararinha-azul no Brasil é um marco para o futuro da espécie.

G1: Filhotes de ararinha-azul nascem em Curaçá depois de mais de 20 anos.

WikiAves: Psittacidae.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você