Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia do Educador Ambiental e Dia do Consumo Consciente

Dia do Educador Ambiental e Dia do Consumo Consciente
Academia da Conservacao
out. 15 - 3 min de leitura
010

Hoje no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Educador Ambiental junto com o Dia do Consumo Consciente, essas datas comemoram a importância da educação ambiental para conservação do meio ambiente e escolhas mais sustentáveis

A ideia inicial de educação ambiental surgiu na década de 70, com as grandes crises ambientais causadas pelas indústrias. O conceito de educação ambiental foi definido em um workshop da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), nos Estados Unidos. 

O Dia do Consumo Consciente foi instituído em 2009 pelo Ministério do Meio Ambiente, para conscientizar a população sobre os problemas socioambientais que os padrões de consumo excessivo causam.  

Foto: AdobeStock

Os Educadores ambientais são profissionais que conscientizam a comunidade em relação homem com a natureza, levando informações sobre ações que podemos tomar em prol da conservação do ecossistema ressaltando a educação como ferramenta de sensibilizar e mobilizar a população.  

Segundo o famoso geógrafo Aziz Ab´Saber, educação ambiental é:

Um processo que envolve um vigoroso esforço de recuperação de realidades e que garante um compromisso com o futuro. Uma ação entre missionária e utópica, destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados. Trata-se de um novo ideário comportamental, tanto no âmbito individual como coletivo.

O consumo consciente envolve escolhas responsáveis pensando em um âmbito ambiental, social e econômico, levando em conta as consequências negativas que o consumo desenfreado causa.

No nosso dia a dia podemos rever algumas atitudes, como diminuir o consumo de plástico, não desperdiçar água, separar lixo, diminuir emissão de poluentes e impor a empresas um desenvolvimento mais sustentável

O cenário atual onde o planeta passa por diversas crises e impactos ambientais, é reflexo direto dos hábitos humanos, desta forma, a educação ambiental é de suma importância para trabalhar nos avanços na proteção da natureza, tanto quanto preservar os recursos de forma sustentável que serão necessários para as próximas gerações.

Referências

Cogic.Fiocruz: Dia do Educador Ambiental e do Consumo Consciente

Parque das Aves: Educador ambiental: o professor que conecta o ser humano com a natureza

Portal São Francisco: Dia do Educador Ambiental

Ecycle: Dia do Consumo Consciente
 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você