Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Bastidores do Manejo das onças-pintadas

Bastidores do Manejo das onças-pintadas
Academia da Conservacao
dez. 14 - 2 min de leitura
010

Você também já estava com saudades do Conservação Integrada Summit?

O encontro foi um sucesso, a conservação integrada é mesmo um caminho poderoso para alcançarmos resultados importantes para a conservação da biodiversidade e a restauração de ecossistemas ameaçados ou destruídos.

Diante disso, nosso primeiro evento pós-Summit será sobre ela, a onça-pintada, o maior felino das Américas, símbolo da biodiversidade brasileira e uma importante espécie para a conservação de todos os biomas brasileiros onde ocorre.

ASSISTA AGORA - Bastidores do Manejo das onças-pintadas:

Por ocupar um papel fundamental na cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, sua presença se tornou um indicador de qualidade ambiental. A ocorrência das onças-pintadas em uma região, indica que a área oferece boas condições que permitam a sua sobrevivência.

As principais causas do declínio da sua densidade populacional no Brasil são o desmatamento, a caça às presas silvestres, assim como a caça das próprias onças. Atualmente a espécie é considerada ameaçada de extinção, isso ocorre principalmente na Mata Atlântica onde a estimativa é de menos de 300 indivíduos.

Com isso, fica clara a necessidade de ações em prol de conservação da espécie, de maneira integrada, buscando alcançar o restabelecimento das populações naturais da espécie e propiciando o equilíbrio das diferentes interações ecológicas que esse majestoso felino promove nos ecossistemas que habita.

Mas, quais os passos para ajudarmos a salvar as onças-pintadas da extinção? Como é realizado o manejo das populações ex situ? Acontece o manejo com populações in situ?

Reunimos grandes especialistas no assunto para nos ajudar a responder essas e outras perguntas numa mesa imperdível:

Bastidores do Manejo das onças-pintadas

O encontro aconteceu dia 16 de dezembro de 2020, com transmissão ao vivo aqui pela Academia da Conservação.

Moderadora: Anna Cecília Leite (Bioadapt Manejo e Fauna).

Convidados: Ana Raquel Faria (AZAB), Eduardo Eizirik (Laboratório de Biologia Genômica e Molecular da PUCRS), Pedro Nacib (Instituto Reprocon) e Yara Barros (Projeto Onças do Iguaçu).

Juntos pela conservação da biodiversidade.

____

Faça parte da Academia da Conservação e fique por dentro de conteúdos de qualidade sobre conservação e sustentabilidade, inscreva-se e participe com suas próprias publicações. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

A Academia da Conservação é um espaço colaborativo e democrático, possuímos como principais objetivos conectarcomunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.

Entre no canal da Academia no Telegram e tenha acesso a notícias, novidades, promoções em primeira mão:


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você