Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

AquaFoz: Futuro aquário do Iguaçu

AquaFoz: Futuro aquário do Iguaçu
Academia da Conservacao
set. 30 - 2 min de leitura
010

O rio Paraná é o oitavo maior rio do mundo e o segundo maior da América do Sul. Seus principais afluentes são os rios Grande, Paranaíba, Tietê, Paranapanema e Iguaçu. Sua bacia hidrográfica envolve 10% de todo o território brasileiro demarcando a fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai. 

Seu grande volume hídrico permite a capacidade na geração de energia hidrelétrica para as maiores metrópoles brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba. 

Além da elevada produção de energia, a Bacia do rio Paraná fornece fonte de renda e sustento para pescadores que vivem ao longo de suas margens, servindo como importante via navegável. Infelizmente a Bacia do Rio Paraná vem sofrendo grande impacto pela ação humana, com desmatamentos, poluição das águas, pesca desenfreada, construção de barragens entre outros. 

Foto: pacu - unsplash

O Grupo Cataratas atua na construção do AquaFoz, um aquário de Foz do Iguaçu, que além de ponto turístico será um centro de Educação, Pesquisa e Conservação das bacias dos rios Paraná e Iguaçu, com intuito de reforçar a importância da preservação dos ecossistemas da região. 

O AquaFoz contará com diversos tanques de peixes emblemáticos dos ecossistemas dos rios da 3 Fronteiras como jaú, pintado, pacu, piapara, grandão surubim-do-Iguaçu, lambari, entre muitos outros, muitas delas endêmicas e ameaçadas de extinção. 

Terá um papel especial para sensibilização e conscientização dos visitantes sobre a importância dos ecossistemas aquáticos e sua conservação para o meio ambiente, promovendo estudos e pesquisas de espécies que só encontramos nas bacias hidrográficas na região. Sua inauguração está prevista para 2023.

Dê o play e conheça o futuro Aquário: 

 

Referências 

Combo Iguaçu: Construção do AquaFoz.

Grupo Cataratas: Vem aí o AquaFoz.

AquaFoz.

 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    010

    Indicados para você