Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A importância da variabilidade genética na natureza

A importância da variabilidade genética na natureza
Academia da Conservacao
mai. 26 - 4 min de leitura
030

A variabilidade genética é um conceito muito presente nos projetos de conservação e restauração de populações na natureza. Mas por se tratar de um termo técnico o público geral acaba não compreendendo seu real significado e importância. Portanto, nós, da Academia da Conservação, trabalhamos para popularizar o conhecimento dos termos para que a sociedade possa entender e acompanhar melhor nossos esforços para conservar e restaurar a natureza.

O conceito compreende a diversidade de alelos presentes nos indivíduos de uma espécie (Frankham et al. 2002). Alelos são as formas variadas de um gene, o que permite que ele expresse características distintas dentro da mesma população. Essas diferenças podem garantir a adaptação e sobrevivência de uma parcela dos indivíduos em caso de variações ambientais repentinas (Hoffmann & Parsons 1997), como, por exemplo, o surgimento de uma nova doença.

Atualmente as doenças são consideradas uma das grandes preocupações nos estudos de conservação, pois são capazes de influenciar a diversidade genética de uma população (Altizer et al. 2003), eliminando os organismos que não são geneticamente resistentes à elas enquanto outros são capazes de sobreviver. Caso a diversidade genética seja baixa, a probabilidade de todos morrerem é alta, pois pode não haver indivíduos geneticamente capazes de resistir.

Além disso, uma grande variabilidade diminui as chances de um alelo que causa deficiências se expresse com muita frequência nos organismos. Quando essa diversidade genética é baixa, a probabilidade de genes que comprometam o bem estar se expressarem se torna maior (Hansson & Westerberg 2002), o que pode acarretar em ampla mortalidade ou até mesmo extinção.

Consequentemente, a caça, sobrepesca, desmatamento , introdução de espécies exóticas, poluição, e outras ações humanas possuem impacto direto sobre a diminuição da diversidade genética nas espécies silvestres, pois elas têm impacto negativo na biodiversidade (Tilman et al. 2017).

Isso torna a recuperação e preservação dessa diversidade um desafio ainda maior, pois são muitos os problemas que afligem a natureza ao mesmo tempo, o que torna necessária a elaboração de muitas estratégias para cessá-los.

Não à toa, a IUCN compreende a manutenção da variabilidade genética como uma das prioridades para esforços de conservação globais, junto com a diversidade de espécies e de ecossistemas (McNeely et al. 1990).

Por isso, zoológicos, aquários, jardins botânicos, universidades, e outras instituições que mantêm bancos genéticos de animais e/ou plantas são importantíssimos para projetos de restauração de ecossistemas. Essas instituições são capazes de fornecer e proteger material genético a partir dos organismos que estão sob seus cuidados, contribuindo para a conservação da biodiversidade.

Portanto, não devemos medir esforços para uma identificação mais precisa de possíveis problemas que podem comprometer geneticamente as espécies na natureza, e diminuir ou reverter essas ameaças com medidas e projetos eficientes,  contribuindo assim para a preservação da vida no planeta.

Referências:

LAIKRE L.Genetic diversity is overlooked in international conservation policy implementation.Conserv Genet. 11, 349–354. 2010.

TILMAN D. et al. Future threats to biodiversity and pathways to their prevention. Nature.  546, 73 - 81. 2017.

ALTIZER S., HARVELL D., FRIEDLE E. Rapid evolutionary dynamics and disease threats to biodiversity. TRENDS in Ecology and Evolution. 18, 589-596. 2003.

GARNER A., RACHLOW J., HICKS J. Patterns of Genetic Diversity and Its Loss in Mammalian Populations. Conservation Biology. 19, 1215–1221. 2005.

HANSSON B. & WESTERBERG L. On the correlation between heterozygosity and fitness in natural populations. Blackwell Science, Molecular Ecology. 11, 2467–2474. 2002.


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.

 


Denunciar publicação
    030

    Indicados para você