Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

SharkWeek

SharkWeek
Academia da Conservacao
jul. 8 - 4 min de leitura
000

Os tubarões são frequentemente taxados como monstros devoradores de pessoas pela cultura popular, mas na realidade são os grandes heróis do oceano. Os mares são incapazes de sustentar toda sua diversidade de vida sem os serviços que eles prestam como predadores de topo, controlando as populações de outros peixes.

Além disso, esse estereótipo de assassino prova estar completamente errado quando atentamos às estatísticas anuais de quantos tubarões matam humanos versus quantos humanos matam tubarões. Estima-se que por ano, cerca de 100 milhões de tubarões são mortos pela atividade humana, um valor considerado subestimado, enquanto que esses animais matam no máximo 10 humanos por ano, geralmente por confundi-los com presas ou por se sentirem ameaçados.

Por isso, precisamos dar um fim a essa terrível imagem de que os tubarões foram reduzidos. Visando cumprir esse objetivo, grandes aquários ao redor do mundo realizam anualmente a SharkWeek, uma semana inteira de atividades voltadas para a conservação dos tubarões. O evento foi inspirado no programa da Discovery Channel de mesmo nome, que também reúne esforços de conservação e de sensibilização sobre a importância dos tubarões.

Foto: Aquário Marinho do Rio.

Aqui no Brasil o AquaRio é completamente engajado nessa campanha global e agora no ano de 2021 realizará a 4ª edição da sua SharkWeek, que começa hoje (08/07), trazendo uma programação imperdível que seguirá até o final do mês (31/07).

O evento conta com novidades como a “Gruta dos Tubarões”, um espaço interativo com muito conteúdo sobre esses animais e sua diversidade, e o “AquaEduca”, de segunda à sexta às 14 horas, bate-papo onde os educadores e tratadores do aquário falam sobre curiosidades, pesquisa e o cuidado com os tubarões no AquaRio.

Para envolver as crianças na rotina de um pesquisador de tubarões, será realizada a atividade educativa “Que tubarão é esse?”, onde elas podem coletar uma réplica de tubarão para entenderem como os pesquisadores fazem para identificar, medir e pesar estes animais, junto com o educador que contará várias curiosidades sobre as espécies, bem como o risco e a importância da sua conservação.

Os animais também contarão com uma programação especial de enriquecimentos que poderão ser vistos pelos visitantes nos tanques.

O “Em Casa com o AquaRio” estará de volta no dia 14/07! O biólogo marinho Rafael Franco comandará o evento online que terá como pauta a importância dos tubarões na natureza, curiosidades sobre algumas espécies famosas, além de esclarecer sobre o papel de bons aquários na conservação desses animais e como são os cuidados com os tubarões no AquaRio.

Participe através do canal do AquaRio no Youtube.

Além de toda a programação geral, para comemorar as férias escolares deste mês, ocorrerá a volta das “Aventuras da Sereia Coral e do Pirata Fernão Ermitão”, de 17 a 31 de junho.

“O nosso objetivo é virar a chave do medo para o amor por esses reis do oceano, fazendo dos nossos visitantes verdadeiros aliados na sua conservação.” Patricia Rocha - Bióloga Educadora do AquaRio.

Não perca a oportunidade de participar dessa incrível semana sobre os tubarões e participe com o AquaRio! 

Precisamos mudar a forma como as pessoas encaram esses magníficos animais se quisermos conservar o oceano, e você faz parte dessa luta.

Julho também é o mês de aniversário do Parque Nacional da Tijuca, o AquaRio está com uma condição especial: Durante as férias de julho, por um preço especial você tem a oportunidade de conferir a programação da SharkWeek no AquaRio e ainda contemplar as paisagens de Paineiras Corcovado bem no coração do Parque Nacional da Tijuca. Aproveite a oportunidade e faça parte desse movimento de transformação.

 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você