Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia Nacional da Abelha

Dia Nacional da Abelha
Academia da Conservacao
out. 3 - 3 min de leitura
000

Hoje no dia 3 de Outubro é comemorado o Dia Nacional da Abelha, a data enfatiza a importância desse animal para o equilíbrio do ecossistema por meio da polinização, além da importância econômica sendo o único animal capaz de produzir mel. 

Segundo a FAO, as abelhas polinizam 71 dos 100 principais vegetais alimentícios cultivados pelo homem que geram 30 bilhões de dólares por ano para o setor agropecuário. Cerca de 90% das plantas tropicais dependem da polinização desses animais. 

As populações de abelhas estão diminuindo cada vez mais, seja pelo amplo uso de inseticidas na agricultura, pelas mudanças climáticas e desmatamento, e também pela técnica mal feita de apicultura que pode causar distúrbios na colônia. 

SEM ABELHAS, SEM COMIDA

A extinção das abelhas afetaria diversos setores para a humanidade, Einstein dizia:

Se as abelhas desaparecerem da face da Terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência. Sem abelhas não há polinização, não há reprodução da flora, sem flora não há animais, sem animais, não haverá raça humana.

Foto: Abelha - Unsplash

Atualmente são conhecidas mais de vinte mil espécies de abelhas, no Brasil temos quase três mil espécies de abelhas, 80% delas são encontradas na Floresta Amazônica. Elas pertencem à ordem Hymenoptera, são parentes das formigas e vespas, são divididos em dois grupos: com ferrão e sem ferrão. 

Elas também atuam como bioindicadores, sendo importantes para análises de poluição ambiental, uma vez que partículas poluidoras são armazenadas em seu organismo e estudos mostram se o local que a abelha esteve apresenta altos índices de poluição atmosférica. 

A VIDA DAS ABELHAS

As abelhas vivem uma sociedade organizada dividida em tarefas. Na colmeia é encontrada a abelha rainha, zangões e as operárias. 

A rainha realiza a postura dos ovos e organiza a colmeia, ela pode viver até cinco anos e por cerca de 3000 ovos por dia. Os zangões são os machos, onde na maioria das vezes são responsáveis somente pelo acasalamento e após a fecundação ele morre. As operárias são abelhas fêmeas responsáveis pelo trabalho e construção da colmeia, defesa e procura de alimento, vivem em média de 28 a 48 dias. 

Foto: Abelhas - Unsplash

Diante disso, as abelhas afetam nossa vida diariamente, é necessário sua conservação visto a importância dessa espécie. 


 

Referências

Jovens Repórteres para o Meio Ambiente: A Importância do ser Abelha.

Abelha: Dia Nacional da Abelha.

WWF: Dia Nacional das Abelhas.

 


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você