Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Conservação Única

Conservação Única
Pedro Nacib Jorge-Neto
jun. 3 - 23 min de leitura
000

Cristiane Schilbach Pizzutto, Helen Colbachini & Pedro Nacib Jorge-Neto

Tradução para o português do artigo One Conservation: the integrated view of biodiversity conservation, publicado na Animal Reproduction (2021).

Conservação Única: a visão integrada da conservação da biodiversidade

A atual situação global requer tomadas de decisão urgentes para reverter os processos de extinção em massa de milhares de espécies. Como forma de mostrar a importância de ações conjuntas neste processo, pretendemos apresentar o conceito de Conservação Única (One Conservation) como uma nova proposta de integração da sustentabilidade, conservação in situ e ex situ para a restauração de ecossistemas. De acordo com as Nações Unidas, estamos iniciando a década de restauração de ecossistemas e em associação com as diretrizes da União Internacional para a Conservação da Natureza, podemos somar esforços na conservação do planeta. A sobrevivência de muitas espécies de animais selvagens depende do manejo das populações atualmente mantidas em condições ex situ (sob cuidados humanos). Para facilitar a troca de material genético entre as populações in situ e ex situ, as biotécnicas reprodutivas têm se tornado uma grande ferramenta, possibilitando a restauração das espécies em seus ambientes naturais. Para que a conservação efetiva ocorra, deve haver uma visão integrada do problema como um todo, e as ações para as soluções devem ocorrer em conjunto com as diferentes esferas da sociedade. Mais ainda, a conservação deve ser realizada pelo setor público, pelo setor privado, pelo terceiro setor e, não menos importante, pelo setor agrícola.

Conservação Única é definida como uma interconexão entre planos de conservação ex situ e in situ, ações antrópicas no meio ambiente e pesquisas em diferentes áreas que abrangem a conservação.

Introdução

A espécie humana, apesar de considerada muito jovem em comparação com  outras espécies animais  (Gershwin 2016),  é dotada de características e habilidades intelectuais complexas  (Gabora e Russon 2011). Mesmo assim, a humanidade ainda não sabe como trabalhar harmoniosamente com a relação homem-animal-meio ambiente. Ao contrário do preservacionismo  –  que se concentra na proteção integral da natureza, sem interferência humana  –, o conservacionismo contempla  salvar  o meio ambiente  através do uso  sustentável  e harmonioso  da natureza pela humanidade (Pádua 2006).

Estamos experimentando a sexta extinção em massa da vida selvagem na Terra e ações humanas    –  como desmatamento, incêndios florestais, mineração, urbanização, fragmentação de habitat, etc. –  estão mudando rapidamente o estado de conservação de  várias  espécies animais e vegetais (Ceballos et al. 2015). Associados a todos esses problemas, eventos estocásticos têm contribuído para tornar as populações animais menores e isoladas, levando-as a desaparecer rapidamente e sem retorno (vórtice de extinção;   Keller, 2002).  Ações de conservação são realizadas em todo o mundo, atingindo diferentes graus de eficácia. No entanto, a falta de uma visão integrada entre as ações muitas vezes limita sua eficácia.

Devido à necessidade urgente de acelerar as ações globais focadas na restauração de ecossistemas degradados (Waltham et al. 2020),  Década da Restauração de Ecossistemas 2021-2030 das Nações Unidas foi instituída para prevenir, parar e reverter a degradação dos ecossistemas em todo o mundo. É um momento decisivo para tomar decisões cruciais e estabelecer uma parceria com todas as partes interessadas para a criação de estratégias de ação de conservação. Olhando para esse cenário, pretendemos apresentar o conceito de Conservação Única (One Conservation) como uma nova proposta de integração da sustentabilidade, das conservações in situ e ex situ para a restauração dos ecossistemas (Fig 1).

Fig 1. Diagrama de Venn – Conservação Única está na intersecção de sustentabilidade, conservação in situ e ex situ. Ilustração: Carolina Schilbach Pizzutto.

Contextualizando o conceito

A percepção da integração entre a saúde humana e animal começou no século XIX com Rudolf Virchow. Foi alcançado através da definição do conceito de Saúde Única (One Health) como estratégia mundial de integração da saúde humana, animal e ambiental por meio da comunicação e colaboração entre diferentes profissionais relacionados a essa área (Pinillos et al. 2015). Desenvolvendo esse conceito,  Pinillos et al. (2015)  sugerem uma abordagem mais complexa, definindo o conceito de Bem-Estar Único (One Welfare), reconhecendo as interconexões entre o bem-estar animal, o bem-estar humano e a conservação ambiental.

Reconhecendo a urgência de criar uma estratégia global única para reverter a desigualdade social e a degradação ambiental, as Nações Unidas definiram dezessete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para sua agenda para o ano 2030 (Assembleia Geral da ONU 2015). Também definiu 2021-2030 como a Década da Restauração dos Ecossistemas.

A pandemia COVID-19 destacou ainda a inter-relação entre a saúde e o bem-estar do homem, dos animais e do meio ambiente. E é nesse contexto que sugerimos a criação de um conceito ainda mais abrangente:  o conceito de Conservação Única (One Conservation), que engloba conceitos de Saúde Única e Bem-Estar Único e reconhece a interdependência de espécies humanas, espécies animais e ecossistemas de conservação.

Sustentabilidade significa garantir os direitos e o bem-estar dos seres humanos sem esgotar ou diminuir a capacidade dos ecossistemas da Terra de sustentar a vida, ou em detrimento do bem-estar dos outros (FAO 2018). Trata-se de um conceito multidimensional que engloba a integridade do meio ambiente, o bem-estar da sociedade, a resiliência econômica e a boa governança. A integração de ações que facilitem a restauração dos ecossistemas é uma emergência.

In Situ + Ex Situ

Restaurar populações não é uma tarefa fácil e ações integradas entre a conservação in situ e ex situ  são essenciais. Ações conjuntas multidisciplinares, com parcerias públicas e privadas e de diferentes segmentos da sociedade devem ser realizadas. A conservação in situ consiste em estratégias para a conservação de ecossistemas e habitats naturais e a manutenção e recuperação de espécies viáveis por meios naturais. A conservação ex situ – sob cuidados humanos – tem como foco a preservação e recuperação de espécies através de populações em cativeiro.

A manutenção ex situ da fauna silvestre é alvo de críticas em vários países ao redor do mundo, mas atualmente essa coleção de animais sob cuidados humanos pode ser a única alternativa para a sobrevivência de muitas espécies. A existência de um zoológico ou de um aquário só se justifica por sua capacidade de desempenhar seu papel dentro dos quatro pilares estabelecidos por Hediger (1950): conservação, pesquisa, educação e entretenimento. Da mesma forma, a conservação in situ depende principalmente da compreensão e eliminação dos fatores de declínio das populações selvagens. Assim, a conservação in situ não é eficiente quando a espécie está abaixo da população mínima viável. O sinergismo de ações ex situ e in situ reforça não só o pilar de conservação, mas também a necessidade da existência dessas instituições.

A conservação, seja in situ ou ex situ, envolve a manutenção de populações viáveis mínimas. Uma população mínima viável é o menor tamanho populacional com alta probabilidade – 90% ou mais – de persistir pelos próximos 100 anos (Shaffer 1990; Shaffer 1981). Reed et al. (2003) estimou que o tamanho médio mínimo da população adulta viável para a maioria das espécies de vertebrados vivos livres é de 7.000 indivíduos. Em cativeiro, esse número varia entre 500 e 1.000 animais (Frankham et al. 2014; García-Dorado 2015). Portanto, as diretrizes da IUCN (IUCN/SSC 2014) incluem uma população de segurança entre as estratégias para um programa de conservação ex situ.  

Muitas vezes, a única alternativa para a sobrevivência de espécies ameaçadas de extinção é a adoção de estratégias integradas de conservação ex situ para zoológicos, aquários e centros de reprodução científica. Ao mesmo tempo, pesquisas fundamentais na compreensão da diversidade de características não só dessas espécies, mas de praticamente todo o reino animal, ocorrem nessas instituições. Para Pizzutto (2020), muitas dessas características vêm dos mecanismos envolvidos na regulação dos diversos modelos fisiológicos e comportamentais que evoluíram de diferentes estratégias de adaptação, como resultado de pressões seletivas exercidas pelo ambiente modificado ou não.

Quando gerenciamos animais silvestres com a intenção de fornecer experiências positivas para eles dentro dos domínios de saúde, nutrição, ambiente e interações comportamentais, buscamos mais do que uma adaptação ao seu ambiente, mas que eles prosperem como espécie e atinjam seu nível de bem-estar ideal, dentro do quinto domínio – o mental. Para Mellor et al. (2020), os efeitos no quinto domínio são gerados pelo processamento cerebral de estímulos externos a partir de insumos sensoriais que permitem aos animais interagir com seus ambientes, alcançando ou não seus objetivos selecionados. As interações comportamentais afirmam as emoções positivas e/ou negativas vivenciadas pelos animais e ditarão a condição de bem-estar.

Tudo reforça o quanto a conservação depende do bem-estar. Garantir a saúde física, mental e emocional aos animais são formas de garantir uma boa aptidão para uma espécie para que ela possa prosperar, tornando-se capaz e viável em programas de manejo populacional. Uma espécie mantida ex situ apta e viável é um grande passo para a parceria com in situ. Se essas populações mantidas sob cuidados humanos podem realizar a troca genética com espécies livres e vice-versa, os zoológicos, aquários e criadouros científicos estarão exercendo seu papel como metapopulação e permitindo um aumento da variabilidade genética.

A visão de que as ações de conservação in situ devam ser priorizadas antes que ações ex situ está desatualizado e obsoleto. Ambos são igualmente importantes, e o conceito de Conservação Única propõe que ambos sejam conduzidos de forma integrada. O argumento de que a conservação ex situ é cara uma visão limitada, pois desconsidera que as entidades privadas, através de zoológicos, aquários e criadouros científicos são atores extremamente importantes no meio da conservação e investem e pagam pelas ações ex situ. Da mesma forma, a conservação in situ precisa ser conduzida de forma realista, com base em fatos. Conduzi-la apenas com otimismo pode resultar na extinção de espécies ou populações em determinadas áreas ou biomas, não aderindo aos fatos e procrastinando ações efetivas. Portanto, esperar passivamente por estudos adicionais pode prejudicar ainda mais espécies em uma situação crítica de conservação.

Biotecnologia Reprodutiva para Conservação Única

A troca genética entre populações in situ e ex situ pode ser facilitada por biotecnologias reprodutivas, como a inseminação artificial, a fertilização in vitro, a transferência de embriões e até a clonagem e transgenia. De acordo com Baldassarre et al. (2015), o desenvolvimento dessas biotecnologias seria fundamental para permitir seu uso como ferramenta para reconstruir o equilíbrio em números de animais para tais espécies ameaçadas de extinção.

O desenvolvimento de biotecnologias reprodutivas para espécies de animais selvagens abrange três temáticas principais: o conhecimento básico da espécie (por exemplo, fisiologia reprodutiva, comportamento reprodutivo e copulatório); biotecnologias no macho (por exemplo, colheita eficiente de sêmen e criopreservação); e biotecnologias na fêmea (por exemplo, técnicas de inseminação, colheita de oócitos e produção de embriões in vitro).

Bancos de germoplasma (bio-bancos) estão sendo criados em todo o mundo para armazenar material biológico de várias espécies mantidas tanto in situ quanto ex situ. Isso pode garantir a preservação de espécies raras e ameaçadas no futuro (Comizzoli 2017). Associado às informações do studbook e aos programas eficazes de gestão populacional mencionados acima, o bio-banco é um grande aliado da conservação. Uma vez que a reprodução pode ser realizada sem a necessidade de transporte do animal, o bio-banco pode proteger espécies e permite a reprodução direcionada (diminuindo a disseminação de doenças, eliminando incompatibilidades genéticas).

Um grande exemplo é o Frozen Zoo, localizado no Beckman Center for Conservation Research da San Diego Zoo Wildlife Alliance. É atualmente a maior e mais diversificada coleção de germoplasma do mundo. Tem o potencial de produzir descendentes usando biotecnologias reprodutivas e talvez resgatar espécies como o rinoceronte branco do norte à beira da extinção.

Estratégias de conservação da fauna brasileira estão sendo tomadas através da criopreservação e armazenamento de germoplasma em  bio-bancos  (Machado et al. 2016; Miranda et al. 2019; Praxedes et al. 2018a). Gametas de diferentes espécies estão sendo colhidos e criopreservados  (Araujo et al. 2020; Carelli et al. 2017; Silva et al. 2020b; Silva et al. 2019a; Silva et al. 2019b), bem como  células somáticas (Praxedes et al. 2018b) e fibroblastos e diferentes tecidos como o testicular  (Silva et al. 2020a), ovariano (Campos et al. 2019b), pele de animal post mortem (Machado et al. 2017; Santos et al. 2021), folículos pré-antrais  (Campos et al. 2019a) e até mesmo células somáticas de folículos de penas (Cardoso et al. 2020). Embora essas biotecnologias sejam extremamente promissoras para a conservação das espécies, é importante notar que muitas delas ainda não foram bem-sucedidas em animais livres.

Conservação Única: A visão integrada

Para que uma conservação efetiva ocorra, deve haver uma visão integrada do problema e ações para soluções deve ocorrer em conjunto por diferentes esferas da sociedade. Ainda mais, a conservação deve ser realizada pelo setor público, pelo setor privado, pelo terceiro setor, e não menos importante, pelo setor agropecuário. A sociedade deve estar ativamente envolvida na conservação, desde a dona de casa até o presidente do país. Alguns dos profissionais que trabalham diretamente com a conservação são biólogos, biólogos marinhos, botânicos, gerentes de conservação e planejadores, guias de ecoturismo, especialistas em educação ambiental, ecologistas paisagistas, guardas florestais, médicos veterinários, zootecnistas, cineastas e  fotógrafos da vida selvagem – sendo estes dois últimos os grandes porta-vozes da informação e do estado de conservação da natureza para a sociedade.

A inserção de agricultores e pecuaristas no cuidado ambiental é essencial para a Conservação Única, dado o tamanho das terras pertencentes à estas categorias. Apesar das intenções do setor da agropecuária em conservar, o apoio dos técnicos de conservação é essencial é fundamental para uma atuação positiva na produção rural sustentável e eficiente. Portanto, os conservacionistas precisam ver o agronegócio como uma oportunidade de conservação sustentável, não como um vilão, e trabalhar juntos visando a Conservação Única.

Apesar da importância de todas essas ações já serem conhecidas, a dificuldade de integrá-las em favor da conservação ainda é um grande problema para a efetividade dos diferentes planos de gestão. Uma solução seria compilar todas as informações obtidas a partir de projetos de fauna em uma única plataforma digital de conhecimento técnico-científico e acesso aberto à sociedade científica e civil.

Outro ponto-chave seria a manutenção de registros atualizados de animais – por meio do Sistema de Gestão de Informações Zoológicas, Studbooks ou outras ferramentas – mantidas por instituições associadas. Essas associações também devem atuar como facilitadores de contato entre diferentes zoológicos e aquários, bem como criadouros científicos, pesquisa e/ou também em instituições de conservação situ que conhecem biotecnologias reprodutivas.

O registro e a disponibilização desses animais para colaborar com os programas de Conservação Única devem ser obrigatórios e condicionados ao processo de certificação dos zoológicos e sua manutenção como membros associados. Essas certificações seriam um passo importante para garantir que as populações mantidas em condições ex situ estejam sob a gestão de instituições que atendam a protocolos reconhecidos de cuidado animal, e que essas instituições estejam comprovadamente comprometidas com a conservação, aumentando a confiança de grupos de pesquisa in situ e trabalhando perfeitamente com zoológicos e aquários.

Conclusões

O sinergismo entre diferentes linhas de pesquisa é essencial para a conservação de qualquer espécie e nada é eficaz isoladamente. Dessa forma, diferentes grupos (por exemplo, comportamento, monitoramento in situ, educação ambiental, resolução de conflitos, reprodução, genética etc.) devem trabalhar juntos com o mesmo propósito: conservação. A conservação é essencial para incluir ações de educação ambiental para a convivência e resolução de conflitos.

A Conservação Única é definida como uma interconexão entre planos de conservação ex situin situ, ações antrópicas sobre o meio ambiente (sustentabilidade) e pesquisas em diferentes áreas que englobam a conservação.

Referências

Araujo GR de, Deco-Souza T de, Bergo LCF, Silva LC da, Morato RG, Jorge-Neto PN, et al. Field friendly method for wild feline semen cryopreservation. J. Threat. Taxa. 2020;12(5):15557–64. http://dx.doi.org/10.11609/jott.5744.12.5.15557-15564 

Baldassarre H, Carelli JB, Requena LA, Rodrigues MG, Ferreira S, Salomão J, et al. Efficient recovery of oocytes from ‘'onça parda’’ (Puma Concolor) by laparoscopic ovum pick-up of gonadotropin-stimulated females. Anim. Reprod. 2015;12(3):717–717.

Campos LB, Praxedes ÉCG, Saraiva MVA, Comizzoli P, Silva AR. Advances and challenges of using ovarian preantral follicles to develop biobanks of wild mammals. Biopreserv. Biobank. 2019a;17(4):334–41. http://dx.doi.org/10.1089/bio.2018.0130

Campos LB, da Silva AM, Praxedes ECG, Bezerra LGP, Gama Lins TLB, Menezes VG, et al. Vitrification of collared peccary ovarian tissue using open or closed systems and different intracellular cryoprotectants. Cryobiology. 2019b;91:77–83. http://dx.doi.org/10.1016/j.cryobiol.2019.10.193

Cardoso CA, Motta LCB, Oliveira VC de, Martins D dos S. Somatic feather follicle cell culture of the gallus domesticus species for creating a wild bird genetic resource bank. Anim. Reprod. 2020;17(3). http://dx.doi.org/10.1590/1984-3143-ar2020-0044

Carelli JB, Jorge Neto PN, Requena LA, Rodrigues MG, Salomão Júnior JA, Ferreira SAP, et al. In vitro fertilization of puma (Puma concolor) from vitrified oocytes and semen collected from epididymis of dead donor: Case report. Rev. Bras. Reprodução Anim. 2017;41(1):364.

Ceballos G, Ehrlich PR, Barnosky AD, García A, Pringle RM, Palmer TM. Accelerated modern human–induced species losses: Entering the sixth mass extinction. Sci. Adv. 2015;1(5):e1400253. http://dx.doi.org/10.1126/sciadv.1400253

Comizzoli P. Biobanking and fertility preservation for rare and endangered species. Anim. Reprod. 2017;14(1):30–3. http://dx.doi.org/10.21451/1984-3143-AR889

FAO. Sustainability Pathways: We make the path by walking [Internet]. 2018.

Frankham R, Bradshaw CJA, Brook BW. Genetics in conservation management: Revised recommendations for the 50/500 rules, Red List criteria and population viability analyses. Biol. Conserv. 2014;170:56–63. http://dx.doi.org/10.1016/j.biocon.2013.12.036

Gabora L, Russon A. The Evolution of Intelligence. In: Sternberg RJ, Kaufman SB, editors. Cambridge Handb. Intell. Cambridge: Cambridge University Press; 2011. p. 328–50. http://dx.doi.org/10.1017/CBO9780511977244.018

García-Dorado A. On the consequences of ignoring purging on genetic recommendations for minimum viable population rules. Heredity (Edinb). 2015;115(3):185–7. http://dx.doi.org/10.1038/hdy.2015.28

Gershwin L. Jellyfish: A Natural History [Internet]. University of Chicago Press; 2016. http://dx.doi.org/10.7208/chicago/9780226287706.001.0001

Hediger H. Wild Animals in Captivity. 1st Editio. Butterworth-Heinemann; 1950.

IUCN/SSC. Guidelines on the use of ex situ management for species conservation [Internet]. Version 2. Gland, Switzerland; 2014.

Keller L. Inbreeding effects in wild populations. Trends Ecol. Evol. 2002;17(5):230–41. http://dx.doi.org/10.1016/S0169-5347(02)02489-8

Machado LC, Oliveira VC, Paraventi MD, Cardoso RNR, Martins DS, Ambrósio CE. Maintenance of Brazilian Biodiversity by germplasm bank. Pesqui. Veterinária Bras. 2016;36(1):62–6. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-736X2016000100010

Machado LC, Roballo KCS, Cury FS, Ambrósio CE. Female reproductive system morphology of crab-eating fox ( Cerdocyon thous ) and cryopreservation of genetic material for animal germplasm bank enrichment. Anat. Histol. Embryol. 2017;46(6):539–46. http://dx.doi.org/10.1111/ahe.12306

Mellor DJ, Beausoleil NJ, Littlewood KE, McLean AN, McGreevy PD, Jones B, et al. The 2020 Five Domains Model: Including Human–Animal Interactions in Assessments of Animal Welfare. Animals. 2020;10(10):1870. http://dx.doi.org/10.3390/ani10101870

Miranda GM, Coelho ML, Araujo GR de, Silva MCC da, Jorge Neto PN, Csermak Jr AC, et al. Sperm bank of free living jaguars: a tool for the ex situ conservation. An. do XXVIII Encontro e XXII Congr. da Assoc. Bras. Veterinários Animais Selvagens. 2019. p. 38–41.

Padua S. Afinal, qual a diferença entre conservação e preservação? [Internet]. 2006.

Pinillos RG, Appleby MC, Scott-Park F, Smith CW. One Welfare. Vet. Rec. 2015;177(24):629–30. http://dx.doi.org/10.1136/vr.h6830

Pizzutto CS. Avanços na promoção do bem-estar animal nos zoológicos e aquários do Brasil. In: Hartung J, Costa MP, Perez C, editors. O bem-estar Anim. no Bras. e na Alem. Responsab. e Sensib. São Paulo: GRAFTEC - Gráfica e Editora Ltda; 2020. p. 138–43.

Praxedes ECG, Peixoto GCX, Silva AM da, Silva AR. Reproduction in agouti (Dasyprocta spp.): A review of reproductive physiology for developing assisted reproductive techniques. Anim. Reprod. 2018a;15(4):1181–92. http://dx.doi.org/10.21451/1984-3143-AR2018-0058

Praxedes ÉA, Borges AA, Santos MVO, Pereira AF. Use of somatic cell banks in the conservation of wild felids. Zoo Biol. 2018b;37(4):258–63. http://dx.doi.org/10.1002/zoo.21416

Reed DH, O’Grady JJ, Brook BW, Ballou JD, Frankham R. Estimates of minimum viable population sizes for vertebrates and factors influencing those estimates. Biol. Conserv. 2003;113(1):23–34. http://dx.doi.org/10.1016/S0006-3207(02)00346-4

Santos MDCB, Aquino LVC, Nascimento MB, Silva MB, Rodrigues LL V., Praxedes ÉA, et al. Evaluation of different skin regions derived from a postmortem jaguar, Panthera onca (Linnaeus, 1758), after vitrification for development of cryobanks from captive animals. Zoo Biol. 2021;zoo.21605. http://dx.doi.org/10.1002/zoo.21605

Shaffer ML. Minimum Population Sizes for Species Conservation. Bioscience. 1981;31(2):131–4. http://dx.doi.org/10.2307/1308256

Shaffer ML. Population viability analysis. Conserv. Biol. 1990;4(1):39–40. http://dx.doi.org/10.1111/j.1523-1739.1990.tb00265.x

Silva AM da, Pereira AF, Comizzoli P, Silva AR. Cryopreservation and Culture of Testicular Tissues: An Essential Tool for Biodiversity Preservation. Biopreserv. Biobank. 2020a;18(3):235–43. http://dx.doi.org/10.1089/bio.2020.0010

Silva HVR, Nunes TGP, Brito BF, Campos LB, Silva AM da, Silva AR, et al. Influence of different extenders on morphological and functional parameters of frozen-thawed spermatozoa of jaguar (Panthera onca). Cryobiology. 2020b;92(June):53–61. http://dx.doi.org/10.1016/j.cryobiol.2019.10.195

Silva HVR, Silva AR, da Silvada LDM, Comizzoli P. Semen cryopreservation and banking for the conservation of neotropical carnivores. Biopreserv. Biobank. 2019a;17(2):183–8. http://dx.doi.org/10.1089/bio.2018.0104

Silva MCC da, Araujo GR de, Kersul MG, Neto PNJ, Aguiar ACB de, Miranda FR, et al. Pharmacological semen collection and cryopreservation of the Giant Anteater (Myrmecophaga tridactyla) in the wild. Rev. Bras. Reprodução Anim. 2019b. p. 705.

UN General Assembly. UN General Assembly, Transforming our world: the 2030 Agenda for Sustainable Development. Resolut. Adopt. by Gen. Assem. 25 Sept. 2015. 2015;16301(October):1–35.

Waltham NJ, Elliott M, Lee SY, Lovelock C, Duarte CM, Buelow C, et al. UN Decade on Ecosystem Restoration 2021–2030 — What chance for success in restoring coastal ecosystems? Front. Mar. Sci. 2020;7(February 2020):1–5. http://dx.doi.org/10.3389/fmars.2020.00071

 

Como citar este artigo: Pizzutto CS, Colbachini H, Jorge-Neto PN. One Conservation: the integrated view of biodiversity conservation. Anim Reprod. 2021;18(2):e20210024. https://doi.org/10.1590/1984-3143-AR2021-0024


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você