Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

Dia do Combate à Poluição

Dia do Combate à Poluição
Academia da Conservacao
ago. 14 - 3 min de leitura
000

UM PROBLEMA MUNDIAL

A degradação do meio ambiente afeta todo o mundo globalizado e provoca a perda de biodiversidade, sendo uma grande problemática que pode se tornar irreversível. 

Em centros urbanos, estima-se que 80% das cidades não atingem os parâmetros de saúde estabelecidos pela ONU, o que provoca o óbito prematuro de 12 milhões de pessoas por ano causados pela poluição, de acordo com a OMS

No dia 14 de agosto, é celebrado o Combate à Poluição, como um alerta a sociedade buscando apresentar soluções e tomada de medidas de controle e prevenção contra mais danos provocados pela poluição.

TODO MUNDO PRECISA AJUDAR

Ações individuais podem começar dentro de casa, como separar o lixo reciclável, economizar energia elétrica, reduzir o consumo de água, evitar o uso de plástico e trocar por embalagens reutilizáveis, entre muitas outras iniciativas.

Além de ações pessoais, iniciativas por partes governamentais e institucionais são muito importantes no compromisso contra a poluição em prol do meio ambiente. Medidas como fiscalização e controle de queimadas, incentivo ao reflorestamento, diminuição de plásticos etc. Instituições de conservação para transmitir informações sobre o combate a poluição e sensibilizar a população para uma mudança de comportamento responsável a fim de diminuir o impacto causado por essa problemática e assim frear o cenário atual.

EMPRESAS VOLTADAS PARA A SUSTENTABILIDADE TÊM UM PAPEL MUITO IMPORTANTE PARA O FUTURO DA NATUREZA

O Grupo Cataratas é um grande exemplo de empresa que atua em prol da sustentabilidade, que é sua essência e está no centro das decisões de negócios. Trabalham para influenciar toda a cadeia de valor em torno do tema, tendo como base três pilares prioritários: educação, conservação e pesquisa.

CONSERVAÇÃO INTEGRADA

Conservação Integrada é um movimento que pressupõe a união de iniciativas e atores em prol de planos únicos e coordenados com estratégias de conservação através do trabalho dedicado tanto nos ambientes naturais (in situ), quanto em zoológicos e aquários (ex situ), com cientistas de diferentes instituições e de várias partes do mundo.

O Grupo Cataratas é um hub de conservação integrada, que mobiliza parceiros no mundo inteiro em prol da pesquisa, do apoio a projetos, do manejo cooperado e da educação e engajamento da sociedade.  

SistemaECO

A principal ferramenta de gestão socioambiental do Grupo, o SistemaECO, é condizente com a crença da empresa no turismo responsável, e segue sendo constantemente aprimorada, para que possam bater nossas metas, encaradas como desafios semestrais.

O acompanhamento do painel on-line de indicadores de ecoeficiência permite otimizar o desempenho e fazer correções imediatas, quando necessário. 

Desde a implantação do SistemaECO, foi reduzido em mais de 70% o volume de itens plásticos.

Clique aqui e saiba mais sobre o assunto acessando o Relatório de Sustentabilidade de Grupo Cataratas.


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você