Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

BIOMAR em exposição no AquaRio

BIOMAR em exposição no AquaRio
Academia da Conservacao
dez. 3 - 4 min de leitura
000

PROJETOS DA REDE BIOMAR SE UNEM EM EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA INÉDITA NO AQUÁRIO MARINHO DO RIO DE JANEIRO 

O time de Educação para a Conservação do AquaRio em parceria com o Projeto Meros do Brasil convida você para a inauguração da exposição fotográfica “Biomar: um legado para a humanidade”.

De 3 de dezembro a 02 de fevereiro de 2022, quem for ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro, o AquaRio, maior aquário marinho da América Latina, poderá conferir na área de exposições imagens especiais da biodiversidade marinha brasileira complementadas por informações multimídias e interativas.

A Mostra gratuita reúne os maiores projetos de conservação marinha do Brasil: Albatroz, Baleia Jubarte, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil com o objetivo de valorizar a conservação marinha no nosso país, sensibilizando, emocionando e conectando o público à natureza.  A exposição vem em momento oportuno apresentar para o público a contribuição destes projetos na manutenção da vida dessas espécies, diretamente conectadas com as vidas humanas e ainda pouco compreendidas pelos brasileiros.

Representante do Projeto Albatroz na abertura da exposição.

Já na entrada, nos estandes do Meros e do Projeto Baleia Jubarte, os visitantes poderão ter acesso a diversas informações e curiosidades sobre as pesquisas e, durante o percurso do aquário, poderão vivenciar experiências sensoriais até o fim do trajeto onde a exposição estará em exibição. Ao todo, a mostra traz dez quadros com imagens dos projetos. São flagrantes com detalhes exclusivos clicados por pessoas que vivem dia-a-dia a conservação e o amor à natureza e às espécies por que se dedicam, como o salto de uma baleia em frente ao barco de monitoramento ou um grande mero entocado em um naufrágio.

Maíra Borgonha, representante do Projeto Meros, em fala de abertura da exposição.

“Selecionamos as fotos que falam com o coração e trazem o olhar do animal, um hábito, um gesto que tem o potencial de conectar nós, seres humanos, com esses seres vivos, símbolos dos projetos e da conservação marinha”, explica Maíra. 

Junto às imagens, serão incluídos QR Codes contendo audiodescrição, legendas e um material extra sobre as obras, como vídeos dos fotógrafos contando sobre a história da imagem, disponível também em Libras. Outras atividades, como dança, poesia e instalação também fazem parte da programação.   

Às sextas e sábados durante todo o dia dia, no estande do projeto Meros do Brasil (localizado na entrada do circuito de visitação do AquaRio), a equipe de Educação Ambiental do projeto irá desenvolver atividades educativas gratuitas como:

  1. Oficina de Identificação de Peixes (voltadas para os públicos infantil e adulto) na qual os participantes poderão ter contato e aprender sobre características dos peixes recifais e das espécies mais comumente encontradas na Baía de Guanabara, além de algumas informações ecológicas pertinentes sobre cada uma das espécies apresentadas;
  2. Oficina de Origami, arte de realizar dobraduras no papel, direcionada para iniciantes com pouca ou nenhuma prática na realização; e
  3. Oficina de Desenho, pintura e criação para as crianças.

Não perca a oportunidade de participar dessa exposição imperdível sobre a biodiversidade marinha e venha para o AquaRio!

Não fique de fora dessa história. Sabia que 5% do valor arrecadado com o Programa de Sócio Anual do AquaRio é destinado às pesquisas desenvolvidas pela instituição? Sendo sócio você pode contribuir diretamente para os avanços na conservação das raias e tubarões, ter visitas ilimitadas durante o ano e acesso a várias vantagens exclusivas! Acesse o LINK para mais informações.

_______

Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você