Academia da Conservação
Academia da Conservação
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
VOLTAR

A Década da Ciência Oceânica

A Década da Ciência Oceânica
Academia da Conservacao
jul. 5 - 3 min de leitura
000

Em abril de 2021 a ONU fez o lançamento oficial da Década da Ciência Oceânica, que acontecerá pelo período de 2021 a 2030 e será coordenada pela Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI), da UNESCO.

O objetivo da década é de conscientizar e unir esforços para reverter a degradação do oceano, além de apoiar os países na promoção de políticas de gestão sustentável dos mares e na implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

A campanha reforça o uso da palavra oceano numa perspectiva global, pois é muito importante que haja integração para protegermos o maior bioma do planeta, que fornece segurança alimentar, emprega diretamente 30 milhões de pessoas, modula o clima mundial e onde é produzido mais da metade do oxigênio terrestre.

No Brasil, o MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação) é o representante científico na COI e está implementando ações para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS’s) na década com o lançamento do Programa Ciência no Mar, que visa a gestão do conhecimento para o uso e exploração sustentável dos recursos marinhos.

O Instituto Conhecer para Conservar, junto da Academia da Conservação e do AquaRio, contribui para as práticas de desenvolvimento sustentável através da divulgação científica e produção de conhecimento sobre o oceano e a conservação da fauna marinha. 

Quer saber como você pode ajudar a cumprir esses objetivos e contribuir para a saúde dos mares? É bem simples! 

  • Seja mais seletivo sobre os produtos de origem marinha que você consome, evitando apoiar práticas não sustentáveis de extração de recursos do mar.
  • Não suje as praias com lixo e sempre que puder, recolha o que puder e dê a destinação correta.
  • Compartilhe nas suas redes sociais e informe aqueles que estão ao seu redor sobre o oceano.

"O oceano que precisamos, para o futuro que queremos. 
Você é mais uma gota desse grande oceano."

Veja o vídeo produzido pela ONU Brasil sobre a Década da Ciência Oceânica:

 

REFERÊNCIAS

Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável é lançada oficialmente hoje (20) para destacar a urgência na proteção do maior bioma do planeta. 20/04/2021. Acesso em: https://pt.unesco.org/

Década da Ciência Oceânica. Acesso em: http://ciencianomar.mctic.gov.br/

ONU dá início à Década do Oceano. 08/01/2021. Acesso em: https://jornal.usp.br/

Década da Ciência Oceânica. Acesso em:  http://decada.ciencianomar.mctic.gov.br/

20 de abril: Lançamento oficial da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável. 20/04/2021. Acesso em: 

https://ibict.br/


Participe com suas próprias publicações na Academia da Conservação. Veja aqui algumas dicas que separamos pra você!

Este é um espaço colaborativo e democrático, focado em conectar, comunicar e engajar pessoas em prol da conservação da biodiversidade. Conheça nosso time de embaixadores e curadores.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você